Bastidores de Hollywood: como caso de Halyna Hutchins reacendeu debate sobre condições de trabalho

Diretora de fotografia foi morta por tiro acidental em set de filmagem de “Rust”

A morte trágica de Halyna Hutchins, 42, diretora de fotografia, durante as gravações de “Rust”, na última semana, reacendeu o debate e jogou luz sobre as condições precárias de trabalho nos bastidores de Hollywood.

A ucraniana foi baleada acidentalmente no peito pelo colega Alec Baldwin após um tiro de uma “prop gun”, arma cenográfica – que não deveria, mas estava carregada com munição real, fato que está sendo investigado pela polícia de Santa Fé, no Novo México, Estados Unidos. Tanto o ator, quanto o assistente de direção, Dave Halls, responsável por preparar o dispositivo, alegaram não ter conhecimento sobre os projéteis.

Mas o caso, apesar de ter chocado o mundo todo, infelizmente não é isolado. Ao longo da história, são inúmeros atores, dublês, assistentes e outros diversos profissionais que já sofreram ferimentos graves nos sets de filmagens e, muitos deles, sequer sobreviveram.

De acordo com dados divulgados pela Associated Press (AP), só entre os anos de 1990 a 2014, foram cerca de 194 acidentes graves em sets de filmagens, apenas nos Estados Unidos, resultando na morte de 43 pessoas. E isso é algo muito sério quando pensamos em estúdios que movimentam não apenas muito dinheiro para a indústria, como também detém de todo acesso tecnológico suficiente para promover bons resultados para suas produções e ainda garantir a segurança necessária para toda a sua equipe.

O fato é que agora o setor parece se movimentar com mais força, e apoio popular, para que busque não apenas condições de trabalho mais dignas, mas realmente legislações que impeçam que esses casos voltem a acontecer. Afinal, não é entretenimento, se a diversão do público custa a vida ou saúde de tantas pessoas.

Vamos relembrar outros casos absurdos que já aconteceram nestes anos?

. . .

Vic Morrow – No Limite da Realidade

Em 1982, durante filmagens noturnas para “No Limite da Realidade”, um helicóptero simplesmente perdeu o controle e a hélice decapitou o ator Vic Morrow e uma das crianças que estava com ele em cena Myca Dinh Le, de 7 anos. A queda da aeronave ainda matou esmagado Renee Shin-Yi Chen, de 6 anos, e feriu outras 6 pessoas.

As famílias das vítimas entraram com um processo contra os diretores, John Landis e Steven Spielberg, e a Warner Bros, mas eles acabaram inocentados pela justiça. Já o filme foi lançado mesmo assim, porém com a cena do acidente cortada.

Acidente que vitimou o veterano Vic Morrow e outros dois atores mirins | Divulgação

Jon-Erik Hexum – Retrato Falado

Já em 1984, durante as gravações para a série de TV “Retrato Falado”, o ator Jon-Erik Hexum teria ficado entediado no intervalo e, enquanto brincava com a arma, que ele acreditava estar vazia, deu um tiro fatal contra a própria cabeça.

Apesar de não estar carregada com um projétil em si e sim com um plástico que revestia a pólvora usada para simular o tiro cenográfico, o impacto do item afundou sua têmpora, causando um ferimento grave no crânio e atingindo diretamente o cérebro. O galã faleceu aos 27 anos, seis dias após o acidente, quando foi declarada morte cerebral.

Brandon LeeO Corvo

Em 1993, Brandon Lee, filho do ator Bruce Lee, foi morto de forma similar à Halyna Hutchins enquanto gravava uma cena do longa “O Corvo”, também por um erro de produção que não havia chegado a troca de balas, entre as de verdade pelas de festim.

O ator, que estava no auge de sua carreira, gravava uma cena com Michael Masse e deveria levar um tiro de festim, mas acabou tomando um tiro com um projétil real no abdômen. A equipe só foi perceber quando Brandon não levantou, levando-o às pressas para o hospital. Ele acabou não resistindo e faleceu horas depois, aos 28 anos.

A fatalidade, ainda que sem responsabilidade de Michael, o marcou tanto que ele se afastou completamente da indústria por pelo menos um ano e, mesmo quando voltou, nunca mais conseguiu retomar o ritmo de antes.

Uma Thurman – Kill Bill Vol. 2

Durante as gravações do sangrento “Kill Bill Vol. 2”, de Quentin Tarantino, em 2003, a atriz Uma Thurman sofreu um acidente de carro para lá de traumático.

Ela dirigia um Karman Ghia em alta velocidade, quando perde o controle e o carro bate em uma palmeira, em um trecho do vídeo, posteriormente divulgado pela própria atriz, é possível vela desmaiando no impacto, ficando com o torso contorcido, enquanto membros da equipe tentam retirada do veículo.

Com o choque, ela teve os joelhos esmagados, sofreu uma concussão, ficando com danos permanentes nas pernas e no pescoço. Naquele dia, antes de tudo, Uma teria insistido para que a sequência fosse gravada por uma dublê pois não se sentia preparada para gravar as cenas, mas não foi atendida.

O acidente custou também a relação pessoal e profissional entre ela e Tarantino, que ainda teria ignorado suas denúncias contra o produtor Harvey Weinstein, agora ex-produtor de filmes norte-americano e condenado por crimes sexuais.

Conway Wickliffe – Batman, o Cavaleiro das Trevas

Em 2007, o operador de câmera e técnico de efeitos especiais, Conway Wickliffe, morreu durante a filmagem de uma perseguição em “Batman, O Cavaleiro das Trevas”.

O profissional estava da parte traseira da caminhonete 4×4 e, chegou a tentar escapar pela janela, quando o veículo não conseguiu fazer uma curva, mas acabou esmagado em uma árvore, quando ele chocou-se violentamente contra outro carro que vinha em alta velocidade.

Acidente durante as gravações de “Batman, o Cavaleiro das Trevas” | Divulgação

John Suttles – Os Vingadores

Situação parecida vitimou o motorista John Suttles durante as gravações de “Os Vingadores”, em 2011. Embora o filme tenha feito um estrondoso sucesso, muito pouco se falou ou até se encontra sobre o acidente que tirou a vida do homem sua queda de uma caçamba.

KON LIU – Os Mercenários 2

Em “Os Mercenários 2”, filmado na Bulgária, em 2011, a cena de explosão em um bote de borracha não acabou nada bem e tirou a vida de um dos dublês, Kun Liu, e deixou outro, Nuo Sun, em estado crítico e precisando passar por uma longa cirurgia.

Como será que essa galera consegue seguir trabalhando no ´mesmo projeto depois disso? Assustador!

OLIVIA JACKSON – Resident Evil 6: O Capítulo Final

Outro caso muito marcante e emblemático aconteceu durante as filmagens de “Resident Evil 6: O Capítulo Final”, em 2015. Não bastasse o produtor Ricardo Cornelius ter morrido esmagado após ser atingido por um carro desgovernado durante uma cena.

A dublê de Milla Jovovich, Olivia Jackson, também viveu um drama que a fez passar 17 dias em coma e amputar o braço esquerdo, além de graves sangramentos no cérebro e fraturas na columa.

Olivia diz que foi enganada pelos produtores, que inicialmente haviam dito que ela faria apenas uma cena de luta e, de última hora, mudaram para uma em que ela dirigia uma moto em alta velocidade. Os responsáveis por operar a câmera no carro a frente não conseguiram movê-la a tempo de evitar o acidente, quando ocorreu a colisão.

Foi somente em abril de 2020, cinco anos após o ocorrido, que ela ganhou o processo movido contra Bickers Action SA, mas seu depoimento emocionado para o site Screen Daily dá o tom sobre o quão triste é o episódio. “Eu sinto saudades do meu antigo rosto. Do meu antigo corpo. Da minha antiga vida. Pelo menos agora eu finalmente tenho um julgamento que prova que essa cena foi mal planejada e que não foi minha culpa.”

Olivia Jackson era a dublê de Milla Jovovich na franquia de “Resident Evil” | Divulgação

Dylan O’Brien – Maze Runner: A Cura Mortal

Em meados de 2016, o ator Dylan O’Brien sofreu um acidente que quase o matou no set de “Maze Runner: A Cura Mortal”. Na época, o ator sofreu uma concussão, fratura facial e até mesmo um trauma cerebral após ser atingido violentamente por um carro de dublê.

Em entrevistas, anos depois, ele contou que levou meses para conseguir voltar a atuar e até mesmo superar o abalo psicológico que o trauma lhe trouxe, que até o fato de receber mensagens sobre o assunto lhe atacavam a ansiedade, e ele sequer imaginavam que conseguiria voltar um dia a gravar normalmente.

O ator diz que o episódio foi um divisor de águas em sua carreira e, até hoje, fica em um certo grau de nervosismo quando está fazendo alguma acrobacia, em uma plataforma ou se há uma ação acontecendo.

JOHN Bernecker – The Walking Dead

Nem mesmo um dos seriados mais aclamados da TV ficou de fora da estatística. Em “The Walking Dead”, o dublê John Bernecker morreu após cair de uma altura de cerca de sete metros em um trecho de concreto, durante as gravações da 8ª temporada do programa, em 2017.

John, que era especializado em quedas altas e chegou a trabalhar em outras produções badaladas como “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” e “24: Legacy”, foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

A produtora AMC Networks tentou sua responsabilidade em processo movido pela família, mas foi condenada a pagar uma indenização em 2019.

Joi “SJ” Harris – Deadpool 2

Outro acidente de moto, foi com a dublê Joi “SJ” Harris, da personagem Dominó, interpretada por Zazie Beetz, que morreu após perder o controle do veículo em uma cena de “Deadpool 2”, gravado no centro de Vancouver, no Canadá, em 2017.

Em alta velocidade e sem capacete, ela atravessou uma janela de vidro ao virar uma esquina, quando a moto acelerou em um momento que deveria frear. Fontes afirmaram que a profissional havia treinado a cena ao longo de todo o dia e por isso não entendiam como havia acontecido o acidente.

SJ, que era a primeira mulher negra a se tornar profissional de motociclismo nos Estados Unidos, acabou não resistindo aos ferimentos. Muito triste, né?

Acidente que vitimou Joi Harris | Divulgação

Publicado por

Jornalista, filósofa de travesseiro e escritora de meia tigela. E, pra piorar, ainda é canceriana, pensa no drama! Nas horas livres reclama da vida, fala de reality e escreve umas bobagens

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s